Quem somos

Historial do GIS

 

O Grupo de Instrução e Sport foi fundado por um grupo de pessoas da Praia de Buarcos, provisoriamente em Novembro de 1919 e, definitivamente em 31 de Janeiro de 1920. Encontra-se, actualmente, sediado na Rua Dr. Manuel de Arriaga, 73, na Praia de Buarcos.

Inicialmente com o objectivo de criar uma escola nocturna para dar instrução aos pescadores, o GIS desenvolveu as mais díspares actividades, como o atletismo, futebol, ranchos folclóricos (adulto e infantil) ou mesmo grupo de cantares populares.
Actualmente, O GIS é uma instituição de utilidade pública, dispõe de cerca de 500 sócios inscritos, oferece dois espaços de convívio (um bar e um salão), abertos todo o ano, cumprindo uma missão social e proporcionando um local de convívio. O GIS tem vindo a recuperar as tradições, usos e costumes da região, um exemplo disto é a actividade denominada por Arte (pesca artesanal), por outro lado, tem organizado exposições de fotografia, artesanato, pintura e outras, e dinamizado jogos tradicionais.

Ao longo do tempo tem vindo a desenvolver projectos na área da acção social e na área da juventude.